Praticamente uma tradição cultural no Brasil, quando um bebê nasce costuma-se visitar a família levando um presente para o bebê. As pessoas chegam a se sentir obrigadas a fazer a tal visita, pois é de praxe, é a “norma da boa conduta” no nosso país. Ainda bem que hoje já se fala mais do período pós-parto, e dicas sobre o que fazer ou não fazer nessa primeira visita, bem como o momento ideal para ela, são facilmente encontráveis na internet. Assim, hoje já vejo amigas pedindo para as pessoas não visitarem nas primeiras semanas, deixando claros os seus sentimentos no puerpério e não se sentindo obrigadas a “fazer sala” se querem, por exemplo, amamentar na privacidade. Mas o costume de levar um presentinho para o bebê se mantém. Nada errado com isso, quem não gosta de receber coisas fofas para o seu bebê?

No entanto, eu mesma já vivi uma situação bem diferente quando meu primeiro filho nasceu, na Nova Zelândia. Lá as visitas podem levar ou não um mimo para o baby, porém não há essa “obrigação”. O que as pessoas não esquecem é de levar algo para a mãe. Inúmeras vezes chegavam com um pote de comida para congelar ou, ao menos, a bolachinha para o lanche. As próprias visitas tinham a iniciativa de preparar o chá ou café enquanto eu ficava tranquila com meu bebê. Essas atitudes, esses carinhos, ajudam e muito a mãe recente em meio à sensibilidade profunda do momento.

Pensando nisso, preparamos para vocês uma pequena lista com ideias para presentear aquela amiga que acabou de ter bebê:

– água de coco ou suco de uva integral – a água de coco, por ser rica em minerais, é um isotônico natural, tendo rápida absorção e promovendo ótima hidratação. A uva tem propriedades que estimulam a produção de leite, além do suco integral (sem conservantes e sem açúcar) ser uma delícia. Ótimos presentinhos para a mãe que amamenta!

– frutas secas e castanhas – lanchinhos práticos e nutritivos, sempre bom!

– pasta de amendoim integral – é gostoso, dá energia e faz bem para a saúde!

– comida congelada – aproveite quando estiver cozinhando para você mesma e separe uma boa porção para levar na visita. Quase tudo pode ser congelado!

– chás – camomila e melissa, por exemplo, para os momentos de ansiedade, erva-doce ou hortelã para estimular a produção de leite, anis estrelado (inúmeras propriedades) para aliviar as cólicas do bebê (a mãe que toma o chá, não o neném!).

– um chocolatinho, que ninguém é de ferro! Afinal, também vale proporcionar pequenos prazeres para a mãe no pós-parto.

– massagem – você sabe fazer massagem? Ofereça uma de presente! Uma massagem nos pés, por exemplo, já faz um bem danado para a puérpera.

– óleo de lavanda essencial – pode-se colocar umas gotas no travesseiro para descansar, pois a lavanda ajuda a relaxar. Lembre-se apenas que o óleo essencial é muito forte, portanto deve-se ter parcimônia no seu uso.

– um travesseirinho para o pescoço – muito útil nas mamadas noturnas feitas na própria cama ou mesmo na poltrona.

– alguma foto da grávida com você num porta-retrato legal – um carinho que evocará sempre uma boa lembrança!

– um livro interessante – pode ser sobre maternidade ou não, mas seguramente esse é o assunto do momento para a mãe recente. E naquelas mamadas looongas até dá para ler umas linhas!

Claro que dependendo do gosto e das circunstâncias da mãe, alguns presentes serão mais adequados que outros. As sugestões estão aí! Cabe a você escolher!

2 comentários

  1. Oi tudo bem,
    Adorei o artigo, eu adoraria ter recebido qualquer um dos mimos citados.
    Eu não costumo fazer visitas com menos de dois meses e agora quando for não vou esquecer o meu mimo ❤️
    Gratidão pelo artigo são dicas de utilidade pública
    ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *