Tradução do Código de Ética da Doula Pós-Parto da DONA International, primeira associação de doulas fundada no mundo.
I. Regras de conduta
  1. Propriedade. A doula deve manter um alto padrão de conduta pessoal como parte da sua identidade de doula pós-parto.
  2. Competência e Desenvolvimento Pessoal. A doula deve empenhar-se em ser e se manter proficiente na prática profissional e também ao executar funções profissionais através de educação continuada, afiliação com organizações relacionadas e associações com outras doulas pós-parto.
  3. Integridade. A doula deve agir de acordo com o mais alto padrão de integridade.
II. Responsabilidade ética para com os clientes
  1. Primazia dos interesses do cliente. A primeira responsabilidade da doula é para com os seus clientes.
  2. Direitos e prerrogativas do cliente. A doula deve fazer todo esforço para criar a máxima autonomia por parte de seus clientes.
  3. Confidencialidade e privacidade. A doula deve respeitar a privacidade dos clientes e manter confidencial toda a informação obtida no curso da prestação do serviço.
  4. Obrigação de servir. A doula deve assistir cada cliente que procura uma doula pós-parto, seja por seus próprios serviços, seja fazendo referências apropriadas.
  5. Confiança. Quando a doula concorda em trabalhar com uma cliente, a obrigação é fazê-lo de modo confiável, com o melhor de sua habilidade, durante o tempo contratado.
  6. Honorários. Quando honorários são acordados, a doula deve assegurar-se de que estes sejam justos, razoáveis e na medida dos serviços prestados. A doula deve deixar claros seus honorários ao cliente, além de descrever os serviços oferecidos, os termos de pagamento e a política de reembolso.
 III. Responsabilidade ética para com os colegas
  1. Respeito, Equidade e Gentileza. A doula deve tratar as colegas com respeito, gentileza, equidade e boa-fé.
  2. Lidando com clientes de colegas. A doula tem a responsabilidade de se relacionar com clientes de colegas com total consideração profissional.
IV. Responsabilidade ética para com a profissão de doula pós-parto.
  1. Manter a integridade da profissão. A doula deve encorajar e promover os valores, a ética, o conhecimento e a missão da profissão.
  2. Serviço comunitário. A doula é encorajada a auxiliar a visão da DONA de “Uma doula para toda mulher que quer uma” oferecendo seus serviços a um custo reduzido, se possível, ou fazendo referências adequadas, de acordo com a disponibilidade. 
 V. Responsabilidade ética para com a sociedade
  1. Promover o bem-estar materno e infantil. A doula deve promover a saúde geral da mãe e seus bebês e, sempre que possível, também a da sua família e amigos.