Se você acaba de ter um bebê e está no meio do turbilhão emocional do pós-parto, pensar nas festas de Natal e Ano Novo pode causar aflição. Por isso, temos aqui algumas dicas que podem ajudar você a enfrentar essa fase com o mínimo de estresse!

#1 Fique em casa. Se você prefere ficar no seu “ninho” e a ideia de sair de casa lhe dá calafrios, respeite sua vontade e permita-se ficar em casa! Não se sinta pressionada a participar das festas e nem se deixe abater ou influenciar por comentários como “mas eu fazia tudo com meu recém-nascido!” Cada mãe é diferente e todas merecem ter suas vontades respeitadas. Lembre-se que a prioridade no puerpério é você e seu bebê!

#2 Planeje saídas curtas. Se você não aguenta mais ficar em casa e não consegue nem pensar em perder a festa, não deixe de ir, mas pense em voltar mais cedo! E se ao chegar na festa, você achar que está muito barulhento, ou que seu bebê está estressado, ou que você não deveria ter ido, de novo a prioridade é o seu bem-estar. Dê um abraço no anfitrião e saia à francesa se não quiser ficar justificando sua saída da festa para todos. E sem peso na consciência!

#3 Busque um lugar tranquilo para amamentar. Peça licença e vá a um quarto mais silencioso, se você se sente mais confortável assim. Se você amamenta deitada, aproveite o momento para fazê-lo e já dar aquela descansadinha. Respire fundo, acalente seu bebê, converse com ele que você sabe que a situação toda é nova e que tem muita gente, mas que você está ali para confortá-lo!

#4 Você não precisa deixar todo mundo pegar seu bebê no colo. É claro que entendemos que as pessoas querem pegar esse bebê tão pequeno e tão fofo, mas se você não quiser, seja sincera: diga que é muito colo diferente para o seu bebê num mesmo dia, que é tudo muito novo pra ele, e que você está sentindo que ele prefere ficar mais no colo da mamãe! Se “baixar” a leoa em você, aceite e seja essa leoa sem medo de ser protetiva demais.

#5 Visite ou receba visitas aos poucos. Esta é a época em que a família se reúne, os parentes vêm de longe e todos vão querer aproveitar a oportunidade para conhecer seu bebê. Talvez você prefira marcar várias visitas em vez de ver todo mundo de uma vez. Imagine-se nas duas situações e faça o que lhe trouxer mais conforto ao coração. Se você preferir encontrar as pessoas aos poucos, marque um compromisso por dia, não mais. Pode ser bem cansativo ter muitas coisas pra fazer no mesmo dia, além de tudo o que já faz uma mãe recente.

#6 Não ligue de não vivenciar as tradições natalinas este ano. A gente pode se empolgar no nosso primeiro Natal com filho e querer a casa toda decorada, presentes embaixo da árvore, “Noite Feliz” cantada à meia-noite do dia 25 de dezembro, etc. Isso pode acabar sendo mais estressante do que prazeroso. Lembre-se que muitos Natais virão, e permita-se só este ano passar um Natal diferente, mais tranquilo, mais recolhida. É natural no pós-parto e você merece!

O mais importante no pós-parto, sempre, é fazer o que traga bem-estar para a nova família!

*Post inspirado no post “How to survive Christmas as a newborn mother“, by Julia Jones.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *