Que toda gravidez seja repleta de informação, alegria e apoio, e que nossa sociedade valorize mais e mais a vida que é gestada e a dedicação da mulher, que vive as intensas transformações corporais necessárias para a geração de uma vida e consequentemente para a permanência da humanidade.

Que todo parto seja repleto de respeito, autonomia e escolhas conscientes, sem enganação, sem manobras desnecessárias, sem interferências externas que não pertencem àquele momento, sem a pressa típica de nossa sociedade ocidental… que tudo ocorra com tempo e no seu tempo.

Que todo puerpério seja repleto de empatia, acolhimento e compreensão, para que o vínculo mãe-bebê ocorra da melhor forma possível, para que a mãe recente se sinta bem apesar da ebulição hormonal pela qual está passando, para que a mãe recente se sinta confortável no seu novo papel, ainda que sua identidade como mãe esteja em formação.

Que a ciência e a tecnologia não sejam endeusadas e usadas cegamente, mas aplicadas por razões nobres, sem que a ganância humana dite seu uso indiscriminado que acaba prejudicando em vez de ajudar as famílias, a comunidade, a sociedade.

Que a sociedade em geral entenda a importância do pós-parto, e que assim não pressione mães recentes a voltar a ser o que eram cedo demais, até porque quem tem filhos jamais volta a ser o que era, e que isso seja visto como uma coisa boa.

Que todos entendam que o pós-parto dura mais do que 40 dias, e que apoio, empatia e acolhimento devem ser prestados às mães enquanto elas têm um recém-nascido e depois também.

Que o aleitamento materno seja motivado por todos, que mitos como o do “leite fraco” sejam superados, e que todas as mães tenham o apoio necessário para terem sucesso na amamentação.

Que pesquisas científicas continuem a provar os benefícios de uma doula no parto e no pós-parto, que a sociedade entenda a diferença que podemos fazer na experiência da nova família e que nós doulas possamos exercer nosso ofício com entusiasmo e valor, para assim cumprir nossa missão.

Que todos tenham um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *